Nosso fazer pedagógico

3. Nosso fazer pedagógico

O Colégio

Visa a formação do ser humano integral e autônomo, com conteúdos próximos da realidade, participação ativa do aluno e utilização dos recursos tecnológicos no desenvolvimento de atividades e vivências significativas de forma lúdica e aprazíveis.

O trabalho pedagógico e o processo avaliativo favorecem a observação e valorização das diversas habilidades pessoais, através de trabalhos individuais e em grupos. Ao avaliar, considera-se também a conduta e postura do aluno diante da construção do seu conhecimento e na sua relação com o outro.

Missão

O desenvolvimento de habilidades e competências, primando pela responsabilidade, segurança e acolhimento. Reconhecemos os quatro pilares da educação como a possibilidade de ajuste e equilíbrio nos espaços de aprendizagem, buscando a formação intelectual, priorizando valores humanos e cidadania.

Visão

Ser referência em Educação, como comunidade de investigação e aprendizagem permanente, significativa e feliz, que promova autonomia, criatividade, responsabilidade e compromisso social.

• Ano Letivo dividido em 04 unidades (Educação Infantil)
  • Ano Letivo dividido em 03 unidades (Fundamental e Médio)
  • Total de pontos anuais: 30,0 pontos
  • Média de aprovação: 6,0 pontos

Horários de funcionamento

Educação Infantil (UC e US)
Turno Matutino: Das 7h30 às 11h30
Turno Vespertino: Das 13h30 às 17h30
Fundamental I (em duas unidades)
Turno Matutino: Das 7h30 às 12h
Turno Vespertino: Das 13h30 às 18h00
Atividades semanais opcionais no turno oposto já incluídas na mensalidade:
Aula de natação (só na unidade centro)
Aula de Capoeira
Fundamental II (Unidade Centro)
Entrada: 07h30
Intervalo: 10h às 10h20
Saída: 12h
Educação Física no período da tarde
Ensino Médio (Unidade Centro)
Entrada: 13h30
Intervalo: 16h às 16h20
Saída: 18h (9º ano) e 18h50 (1º e 2º ano)
Educação Física no período da noite
Terceirão
Entrada: 7h
Intervalo: 9h50 às 10h10
Saída: 12h20
Duas tardes semanais
Sábados letivos na medida da necessidade do calendário para todos os segmentos.

Projetos Interdisciplinares Anuais

No projeto interdisciplinar, conteúdos curriculares e temas transversais são trabalhados por meio de integração, de diálogos e contrapontos entre as disciplinas.

Proporciona uma percepção crítico-reflexiva do contexto em que vivemos, a partir da leitura de diferentes espaços e contextos sociais, histórico e culturais.

Apresenta a pluralidade da cultura brasileira através das artes em geral. Alternando entre feira literária e festa cultural.

Parte da natural curiosidade infantil para estimular a pesquisa e a construção de saberes.

Projeto de iniciação científica que habilita o aprendente à leitura crítica da realidade e à produção do conhecimento, instrumentalizando-o, para elaborar trabalhos acadêmicos dentro das normas técnicas; comportamento científico; e capacitá-lo a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.

Seminário interdisciplinar, montado em formato acadêmico, com temática pertinente aos assuntos referentes ao momento pré Enem.

São atividade lúdicas, comemorativas, esportivas com o objetivo de integração, socialização e desenvolvimento humano. Não envolvem nota. São elas: Aula da primeira lição, Intersérie ou Campeonato esportivo, Projeto Transformar, Projeto FAMÍLIA, Acampadentro, Oficinas, Projeto Ensaio de Férias, Esquenta ENEM e Avaliação Diagnóstica.

Ateliê é um termo francês para estúdio, é o lugar de trabalho de pessoas com vontade de criar e onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte. Incluem-se nesta definição qualquer pequena sala onde um indivíduo trabalha na sua, peça de roupa, fotografia, vídeo, ilustração, escultura, pintura, animação, música, rádio etc.

O ateliê literário tem como espaço a Biblioteca Horizontina Conceição. Espaço pensado para estimular a leitura e diversas outras formas de comunicação, através das artes e da escrita. Funciona com oficinas temáticas semanais, com duração de cinco semanas ou conforme a necessidade.

O objetivo do ateliê é a criação de situações que façam com que a leitura se incorpore à vida do aprendente. E neste ponto sobressai a indagação: queremos o aluno que lê, obedientemente, o livro de leitura extra-classe bimestral, ou queremos um leitor para toda a vida? Neste espaço a formação integral do leitor é o objetivo final. Para tanto, a medotologia envolve atividades como:

• Sarau;
  • Produção de livros;
  • Teatro, com produção de cenário e … Vídeo;
  • Diário de bordo;
  • Feira de troca de livros;
  • Roda de conversa com pais e escritores;
  • Mural de personas;
  • Grupos de leitura;
  • Ciranda de livros;
  • Debates sobre obras;
  • Confecção de bonecos;
  • Campanhas de arrecadação de livros e brinquedos.

Sempre considerando o interesse e ritmo das turmas. Neste espaço também contaremos com a participação de artistas plásticos, artesão, músicos e escritos convidados a compartilhar experiências. As produções farão parte de projetos como o “Rimas e Sons”, “Transformar”, “Familia”, “Acampadentro” e “Ensaio de Férias”.